7 PASSOS PARA GARANTIR NOSSO FUTURO!


 O novo relatório do Painel das Mudanças Climáticas- IPCC  do dia 8/10 é sério e assustador. Alerta da ONU informa que nos próximos 12 anos temos que fazer mudanças na nossa maneira de viver para limitar uma catástrofe global. 
       
Para garantir um futuro sem inundações, secas prolongadas com escassez de água, eventos climáticos devastadores, aumento do nível do mar e ondas de claor insuportáveis, temos que MUDAR NOSSOS HÁBITOS para evitar o pior. 

Não temos muito tempo. Como os governos ignoram ou pouco fazem, depende de nós.  São 7 passos para garantir o nosso futuro.

1- Comer 45% menos carne de boi. Deixa o bife de lado porque o pedaço de boi no seu prato  provavelmente foi produzido com gado alimentado com soja cultivada com agrotóxicos em área não sustentável.  A carne de aves,  porco e carneiro  fazem menos mal ao ambiente. A melhor opção é a carne orgânica e os laticínios orgânicos com consumo moderado.

2-  Descubra os produtos orgânicos que não usam agrotóxicos e são produzidos localmente e gastam menos combustível para chegar até você. Deixe na prateleira os  produtos embalados e processados que contém aditivos químicos, conservantes e outras substâncias que fazem mal ao ambiente e à saúde. Já existem mel, farinha, biscoitos, achocolatado, azeite, vinagre, vinho etc. 

3- Consuma 45% menos de combustível. Pense quando pode usar o ônibus, o metrô, a bicicleta ou caminhar. Escolha 1 dia na semana para deixar o carro em casa e se for possível, invista no carro elétrico. Escolha as companhias aéreas que contribuem para projetos ambientais como a TAP, por exemplo. 

4-   Economize 45% no consumo de energia com iluminação, aquecimento e refrigeração. Já existem aparelhos de baixo consumo de energia e lâmpadas LED. Use o ar refrigerado com moderação. 

5- Compre 45% menos do que compra habitualmente. Quantas calças jeans? Quantas camisas e blusas? Tente o desafio de comprar só o que precisa. 

6- Lembre de reciclar e reutilizar. Os produtos gastam muita água e energia para chegar até nós. Uma calça jeans consome 11 mil litros de água usados para cultivar o algodão, lavar e industrializar a matéria prima que  que vai virar seu jeans. Abandone os descartáveis e os plásticos feitos com petróleo. 

7- Empolgue-se e retire carbono da atmosfera. Plante árvores, faça uma horta e a compostagem de materiais como casca de legumes, casca de ovos, sobras de talos e partes não aproveitadas de verduras e até casca de camarão é bom para a horta.  

Comece com um pequeno passo e continue firme até completar a mudança! 


PlanetAtivo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SABÃO NEUTRO É SOLUÇÃO PARA TODA LIMPEZA

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

CASA LIMPA sem produtos químicos ou tóxicos