OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde


O plástico está no nosso dia a dia e tem tantas vantagens que é difícil imaginar uma vida sem ele. O problema é que hoje sabemos que também faz mal à saúde.

Estudos já provaram que o BPA é uma substância química altamente tóxica encontrada no plástico e está associada a problemas endócrinos em crianças, à obesidade e ao câncer. É por isso que há produtos que vem com uma marca “BPA free”, quer dizer livre de BPA.

Existem 7 tipos de plásticos e cada um pode ter um efeito para o nosso corpo e para o planeta. Para começar temos que olhar um número que fica no recipiente que usamos para guardar comidas, por exemplo.  O número está dentro do símbolo da reciclagem  e não está evidente em geral está transparente e temos que olhar bem para encontrar!

Este número é que vai identificar o tipo de plástico do recipiente, seja ele uma garrafa pet, uma marmita ou produto de limpeza.

N.1 – PETE ou PET: este plástico considerado relativamente seguro, tem que ficar longe do calor. Se você esquecer a garrafa de água PET no carro debaixo do sol e beber dela, pode ficar intoxicado. Este tipo de plástico é poroso e acumula bactérias. Não é uma boa ideia reutilizá-lo. Recicle!

N.2 – HDPE ou PEAD (polietileno de alta densidade): Em geral opaco como em garrafas de leite, este plástico é considerado seguro e com baixo risco de soltar químicos no conteúdo. Pode ser reciclado.

N.3 – PVC (cloreto de polivinila): é um plástico resistente, mas não é considerado seguro para cozinhar ou aquecer. Conhecido pelos tubos PVC, este tipo contém substâncias químicas amaciadoras chamadas ftalatos ou plastificantes que interferem com o desenvolvimento hormonal e pode ser absorvido por itens alimentares.

O plástico filme usado para embalar alimentos é  PVC .Nunca cozinhe usando plástico filme,  especialmente em um forno de micro-ondas. Verifique os rótulos de brinquedos infláveis, brinquedos para bebês, etc. para garantir que eles estejam livres de PVC (e ftalatos e BPA). Este plástico raramente é aceito pelos programas de reciclagem.

N.4 – LDPE:  Este tipo de plástico é usado para fazer sacos de supermercado, alguns envoltórios de alimentos, garrafas transparentes e sacos de pão. Este plástico é considerado relativamente seguro. O problema com o LDPE é principalmente ambiental: não é reciclável através de guindastes e outros programas de reciclagem. Sugerimos reutilizá-los como bolsas de compras em vez de jogá-los fora após um uso. O ideal seria ter bolsas totalmente degradáveis para as compras e o cocô do cachorrinho.

N.5 – PP (polipropileno): Este tipo está nos canudos, tampas de garrafa,  copo do iogurte e  utensílios de cozinha e recipientes que vão ao micro-ondas. Como é resistente ao calor, pode ser considerado seguro  para o micro-ondas.  Isto não significa que é saudável consumir os alimentos que foram aquecidos no recipiente. Seguro, mas não tão saudável. Para o micro-ondas o ideal é esquentar em recipientes de vidros. Deixando o micro-ondas de fora, é considerado um plástico seguro e aceito pela maioria dos programas de reciclagem.

N.6 PS (poliestireno ou isopor): é usado nos produtos descartáveis e é o mais tóxico! Este plástico libera estireno, uma substância cancerígena e não são adequados para itens alimentares. Fazem mal, especialmente quando aquecidos. É difícil de reciclar e se não for reciclado, leva dezenas de anos para se decompor.

N.7 – PC, PLA e todos os outros: são os novos plásticos criados a partir de 1987, incluindo bioplásticos e outros diferentes tipos de plástico. Mamadeiras e garrafas de água podem usar este número 7.  Também peças de computador e outras tecnologias.
Não sabemos o que está neste tipo e a pergunta é: Vale a pena arriscar?

Este grupo inclui policarbonato (PC) e o polilactídeo (PLA), que são usados ​​para fazer recipientes para alimentos e garrafas de água reutilizáveis. Plásticos PC contêm a substância bisfenol-A ou BPA que pode ser transmitida em alimentos ou conteúdo líquido, e tem sido associada a diabetes, problemas de fígado e doença cardíaca.

Plásticos de PLA são feitas a partir de fontes renováveis ​​de plantas, eles não podem ser reciclados mas podem ser compostados.
O mais correto é eliminar qualquer produto relacionado com alimentos ou bebidas que esteja identificado como n.7. É difícil reciclar o plástico 7 e a maioria dos programas de reciclagem não aceita.

Eu estou cada vez mais longe dos plásticos e já há muito tempo dei o meu micro-ondas para não ter a tentação de usá-lo. E você, já começou a fazer a transição? Uma nova era nos espera. 

Comentários

farinjackal disse…
10 titanium drill bits you'd need to use with any gaming
2. Alderwood titanium belly button rings M30-2. I've had to do my own metal titanium gold drilling on titanium nipple barbells a variety galaxy watch 3 titanium of Genesis games. iron titanium token

Postagens mais visitadas deste blog

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO