terça-feira, 23 de agosto de 2016

AMAMENTAR É SUSTENTÁVEL!



Neste mês de agosto comemora-se a Semana Mundial da Amamentação. Este ano o tema da Aliança Mundial para a Ação para Amamentar, World Alliance Breastfeeding Action, WABA é a amamentação como chave para o  desenvolvimento sustentável .

 A UNICEF,  organização das Nações Unidas para as crianças, está defendendo pelo mundo afora a amamentação como alimentação exclusiva para recém nascidos, pelo menos nos 6 primeiros meses. Além de para fortalecer a imunidade do bebê e prevenir as doenças, amamentar não polui. 

O leite materno vem direto da mãe. Não usa nenhum meio de transporte e combustível para chegar até o bebê. Não passa por processo industrial, e não gasta energia para ser produzido.  Não tem embalagem nem aditivos químicos para conservação e principalmente nenhum componente de leite de vaca.

A criação de gado é o fator que mais gera problemas ao ambiente. Em geral, o gado ocupa uma área que foi desmatada e é alimentado com ração produzida com agrotóxicos fabricados com derivativos do petróleo. Só aí estão dois grandes problemas que contribuem para o aquecimento global: a derrubada de florestas que retiram o gás carbônico da atmosfera e a produção de petróleo que joga o CO2 na atmosfera.

Leite materno é 100% puro, natural é de graça.

A logo da Semana Mundial da Amamentação é uma tríade de dois adultos e um bebê, indicando a importância de se apoiar amamentação. Vamos apoiar uma das ações que faz a maior diferença para a preservação dos recursos naturais e para a saúde do bebê.

Se você é mamãe, pense nisso antes de desistir! 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

BOLOS DE SALADAS – nova moda para a nossa saúde e a do planeta.


O Café Vegedeco Salad teve a genial ideia de vender saladas em formas de deliciosos bolos. A estreia aconteceu no dia 5 de abril de 2016, na cidade de Nagoya no Japão. O colorido irresistível dos bolos-saladas convida você a fazer parte do mais importante movimento para combater o aquecimento global: comer mais vegetais e carne, só de vez em quando. A criação de gado é responsável por 18% das emissões de gases de efeito estufa. Isso é mais do que o setor de transportes! 



A proposta do Café é que os pratos oferecidos sejam divertidos para se olhar e comer! Todas as saladas são feitas com receitas de baixo carboidrato e sem gluten.

Os bolos-saladas são perfeitos para comemorar eventos como aniversários, casamentos , festas e encontros entre amigos.

Uma nova moda que faz muito bem para a nossa saúde e para a saúde do planeta!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O QUE É QUE A BANANA TEM ?

Chegou o outono ainda com calor no Rio de Janeiro. Afinal estamos em época de aquecimento global, mas está um pouco mais fresco. É hora de retomar com  energia o trabalho e comer mais bananas!

Banana tem 
Vitamina C, 
Vitamina A, 
Ferro, Magnésio, Potássio, Zinco e Fluoreto.

Tem hidratos de carbono e de açúcar e dá muita energia! Também tem fibras dietéticas e muito pouca gordura.

São 10 benefícios para você aproveitar:

1. Impulsiona a capacidade cerebral.
2. Controla o nível do açúcar no sangue
3. Alivia o desconforto menstrual
4. Reduz inflamações de picadas de mosquito
5. Previne anemia
6. Promove ossos saudáveis
7. Reduz a depressão
8. Diminui o risco de doenças de hipertensão
9. Regula o intestino

10. Ajuda pessoas com úlceras.

Fonte: Health Tips.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

COMIDA DE VERDADE



O verão está no seu auge e com  as temperaturas quentes a fome diminui e a sede aumenta. Há um desejo de consumir comidas mais leves  e ingerir mais líquidos. O momento é propicio para mudar os hábitos alimentares e começar uma alimentação saudável com comida de verdade.


Lisa  Leake, autora do livro best-seller Cookbook sugere uma dieta de 100 dias  de comida de verdade para uma verdadeira mudança na nossa alimentação. O que ela recomenda:

1. Comida de verdade.  É a comida in natura, como a natureza nos fornece.  São produtos cultivados sem fertilizantes ou  agrotóxicos. Não têm aditivos ou conservantes.

2. Muitas frutas e vegetais, comprados de preferência na feira local de orgânicos. 

3. Laticínios produzidos de forma orgânica também.

4. Grãos integrais como o grão de trigo, feijões, arroz etc.

5. Frutos do mar pescados da forma tradicional

6. Carnes de boi, porco ou outras produzidas no mercado local.

7. Bebidas como água,  leite, sucos naturais, café e chá sem adoçantes. Vale vinho e cerveja!  Mate orgânico da Rede Mega Mate é muito bom! 














8. Lanches como frutas secas, sementes, nozes e pipoca, quem não gosta?

9. Adoçantes naturais como mel, maple syrup, agave  são permitidos com moderação.

10. Evite as comidas processadas.

Como Evitar as Comidas Processadas?

1. É importante ler os ingredientes no rótulo antes de comprar qualquer coisa. Atenção para quantidade de gordura, açúcar e contagem de calorias. Mais de 5 ingredientes e itens difíceis desconhecidos no rótulo significa que devemos pensar duas vezes antes de comprar.  

2. Faça seu pão em casa. Depois do primeiro pão caseiro, você não vai conseguir mais comprar pão com aditivos. A máquina de fazer pão facilita muito. Vale investir. Algumas padarias moem seu próprio trigo!

3. Confira o menu para crianças dos restaurantes. A maioria é feita de comidas processadas como massa, salsicha, hamburgers, nuggets etc.

4. Se você adora hamburgers ou batata fritas, faça você mesmo em casa. Escolha uma carne de qualidade, de preferencia orgânica e compre na feira  local as batatas que você vai fritar com óleo puro. E aí sim, você vai ver a diferença!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Frango Orgânico, sua opção de saúde.

A Organização Mundial da Saúde já alertou que o consumo exagerado de carne processada pode provocar câncer. Salsicha, linguiça e mortadela são condenadas como o cigarro.

A carne é uma fonte completa de proteína. As proteínas forma o mecanismo básico das células. Precisamos de proteína para saciar a fome e para manter os processos básicos da vida. Não precisamos comer muita quantidade. Segundo os especialistas, 56 gr de carne por dia é o suficiente por dia .

Então um frango orgânico de 1,400 grs como o da foto daria, em tese, para alimentar umas 20 pessoas, sem contar a parte não digerível do frango. Isto significa que não precisamos gastar muito com a carne e que a qualidade é o mais importante.

Nos Estados Unidos, um jovem teve um sério problema de contaminação por estar consumindo carne de frango com antibiótico. Seu sofrimento rendeu o filme Guardiões de Alimentos, Food Patriots.


O frango orgânico é carne com proteína em seu estado mais puro, com vitaminas e sais minerais, livre de medicamentos e substâncias químicas. As aves são criadas em liberdade e se alimentam de  ração orgânica e balanceada, sem antibióticos. E o sabor, não se compara!


Nas feiras orgânicas, tem frango caipira orgânico. 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

sábado, 22 de agosto de 2015

BOM PARA QUÊ? OS ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS!

Todo mundo já sabe que os produtos orgânicos não contém pesticidas, químicos ou aditivos. São mais saborosos  e o mais importante é que são mais nutritivos e proporcionam mais energia e disposição.

 O que ainda nem todos sabem é que cada produto faz bem para alguma função do nosso organismo e que cada um contribui para evitar uma determinada doença. Então, vamos saber quais os benefícios que cada um pode nos dar.                                


 
ABACATE

Previne câncer de próstata,  de boca e de mama. Protege contra a degeneração macular e a catarata (contém luteína). Faz bem para o coração e retarda o envelhecimento e as doenças cardíacas. Bom para o cérebro, com menos riscos de derrame.  Diminui a taxa de colesterol. Ajuda a absorver nutrientes de outros alimentos.

ABOBRINHA

Faz bem para a digestão, o coração e o controle do colesterol e da osteoporose (contém cálcio e magnésio).  Reduz a pressão arterial. Faz bem para a próstata e o sistema imunológico (vitamina C e anti-oxidantes).  Previne o câncer, combate a gastrite, as úlceras e as inflamações. É rica em manganês, um mineral que traz muitos benefícios para a saúde, como a pele saudável e cicatrização de feridas.




ABÓBORA – Quanto mais colorida, mais anti-oxidantes possui. Anti-inflamatória. Boa para tratar osteoartite, asma e artrite reumatoide. Melhora o metabolismo das gorduras e abaixa o colesterol.

ALHO – É antibacteriano, antifúngico e antiviral, especialmente se ingerido cru. Bom para o coração. Clareia o sangue e diminui o risco de coágulos sanguíneos, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Reduz o risco de câncer de cólon, estômago e próstata.


BATATA DOCE – Previne as doenças cardíacas, fortifica a imunidade, possui fibras que combatem a constipação e diverticulose.  Diminui a taxa do colesterol.
Possui muitos nutrientes anti-cancer (vitamina A, C e magnésio). Dão energia e ajudam a regular o sistema digestivo.


BERINJELA - Faz bem para o coração,  (com fibras, potássio, vitaminaC e B 6 e fitonutrientes) e o controle do colesterol. Previne  e ajuda 
no tratamento do câncer. Retarda o envelhecimento  (ação anti-oxidante).
Protege as células do cérebro (contém nasunim) e podem reduzir o risco de derrame e demência.

BRÓCOLIS 

É um anticancerígeno e previne contra o câncer do seio, do pulmão, do estômago, intestino e reto. Faz bem para os ossos,  para pressão arterial,  para úlceras, gastrite e prisão de ventre. Combate a degenerescência muscular. Protege contra a catarata e problemas de memória. Aumenta a imunidade contra resfriados e gripes (contém vitamina C, ferro etc). Brócolis é demais!



CEBOLAS

Toda receita começa com o refogado de cebola. Elas são essenciais para dar aquele tempero e fazem muito bem! Protegem contra o câncer (contém anti-oxidantes) de pulmão, próstata e previne a osteoporose. Combatem as doenças de coração e a diabetes. Melhor efeito, se consumidas cruas.

                                                                                                             

CENOURA 

Faz bem para os olhos, a pele e cabelo (anti-oxidantes e vitamina A). Protege o sistema cardiovascular e reduz o colesterol.





COUVE-FLOR 

Também protege contra o câncer e é muito rica em minerais e vitaminas e proteína. Melhora a saúde do coração e é anti-inflamatória. Importante para saúde digestiva. Atua no desenvolvimento do cérebro, boa para memória e para desintoxicação do corpo. Retarda o envelhecimento.

ESPINAFRE 

Como outros de folhas verdes, contém muitas vitaminas, fibras e minerais. Combatem o excesso de radicais livres e são bons para a saúde cardiovascular. Protege contra a degenerescência macular e previne fraturas. Regula a pressão arterial e diminui o risco de AVC. Reduz o câncer de pulmão em ex-fumantes.

PIMENTÃO 

O pimentão é vermelho quando está maduro. Diminui o risco o câncer e as inflamações. Ajuda a eliminar vermes intestinais e protege a mucosa gástrica. Melhor efeito se ingerido cru.

TOMATE 


Combate o câncer de próstata, mantém a pressão arterial e ajuda a diminuir o número de radicais livres. Melhora a saúde dos ossos e é anti-inflamatório.  Aumenta a função neurológica e pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue. Previne artrite e melhora distúrbios digestivos (contém potássio). Contribui para a saúde dos                                                    olhos.

Os produtos orgânicos tem tantas vantagens que devem ser sempre a sua primeira escolha!

Pesquisa PlanetAtivo.