O que é um Biodigestor?

Biodigestor é um equipamento que usa um processo vivo (bios = vida) para fazer a transformação ou a “digestão” de matéria orgânica. O biodigestor faz a “digestão anaeróbica” (sem ar/oxigênio) de microorganismos que fazem a decomposição da matéria orgânica. O resultado é a energia produzida com gases ou biogás.

Este “biogás” é composto por uma mistura de gases, principalmente metano e pode substituir o petróleo ou o gás natural que precisam ser extraídos do subsolo. É um tipo de recurso reciclado e reciclável que produz um ciclo fechado.

Podemos usar o biogás para cozinhar e usar os restos de comida para produzir mais biogás. No Peru um projeto está aproveitando excrementos do gado para produzir gás de cozinha e adubo orgânico. Na Califórnia, uma empresa utiliza os restos da sua produção de cebolas para produzir energia elétrica para a sua fábrica de cebolas.

Não é caro construir um biodigestor ou mesmo adquirir um biodigestor para uso doméstico. Eu estou usando um biodigestor com minhocas para transformar restos de comida do dia a dia em adubo para as minhas plantas. Além de contribuir para a redução do lixo que polui o meio-ambiente estou economizando dinheiro para comprar adubo para as plantas!

Vídeo em espanhol (Peru)

Comentários

Malu Paes Leme disse…
Querida Beth! Adorei esta postagem! Mas fiquei curiosa para saber como tem seu biodigestor em apartamento?

Bjs!
Malu
www.alimentacaointeligente.blogspot.com
A Madrinha disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
A Madrinha disse…
Olá Elizabeth. Muito legal o seu blog. Sou estudante de engenharia ambiental da Universidade Federal do Paraná, eu e mais cinco colegas estamos realizando um projeto q tem como objetivo a instalação de um biodigestor no nosso restaurante universitário(RU). Se puder, gostaria q me mandasse detalhes do biodigestor q vc construiu na sua casa. meu e-mail é barbarawolff@hotmail.com.
Obrigada!
Bárbara Wolff
Gaby' disse…
Este “biogás” é composto por uma mistura de gases.
Quais são os gases?
Gaby' disse…
Este “biogás” é composto por uma mistura de gases.
Quais são os gases?
janedf disse…
Ola Beth, tambem gostaria de ter detalhes de como construir este biodigestor para implata-lo em um centro de treinamento para missionarios, meu email é neal123df@gmail.com, muito obrigada
Rejane
Unknown disse…
Se alguém poder me ajudar gostaria de construir um biodigestor no meu quintal.serei muito grato pode me mandar pelo hademirgoncalves@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO