Vinho Orgânico, uma história de sucesso.

Há cerca de 7.000 anos atrás na região que cerca a Armênia e a Georgia algum resíduo de suco de uva fermentou de forma espontânea e nasceu o vinho: orgânico e natural.

Hoje sou consumidora do vinho orgânico, sendo coerente com a minha proposta de educar e cuidar do ambiente com o Projeto PlanetAtivo. Como todos os outros produtos orgânicos, o vinho é mais leve do que o convencional e saboroso também.

As uvas orgânicas são cultivadas em vinhedos sem ajuda de substâncias sintéticas (fertilizantes, fungicidas, inseticidas, pesticidas ou veneno para ervas daninhas). Nenhum dióxido de enxofre pode ser adicionado ao processo.
O processo de do vinho orgânico é feito nas adegas de acordo com a regulamentação de cada país.

Os químicos utilizados no cultivo convencional contribuem para a degradação e erosão do solo, poluição da água e perda de biodiversidade nas áreas em torno.

A Itália é exemplo de uma história de sucesso que produz não apenas um bom vinho, mas cuida do solo onde crescem as uvas. O vinho italiano orgânico está cada vez mais forte.  Em 2016, as vendas atingiram um valor total de € 275 milhões, um aumento de 34% em relação a 2015.

A maior parte do vinho orgânico italiano foi exportada e em 2016 79% das empresas produtoras enviaram para outros países a qualidade e a excelência do vinho.

Ao escolher vinhos produzidos com uvas cultivadas organicamente, estamos apoiando o vinicultor que está empenhado em preservar a saúde do seu vinhedo e evitar o esgotamento do solo.  A produção orgânica prioriza o relacionamento com a terra e a natureza e a saúde do alimento que comemos.

Fonte: G&Q Brasil, Scientific American, Intowine, Italian Feelings blog.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO