ZARA & HM resolvem coletar roupas para reciclar

A Zara já é uma loja de roupas conhecida no Brasil. A HM também vende roupas e quem viaja já deve ter visto alguma. Ambas estão em várias partes do mundo e participam da iniciativa de reciclar ou reaproveitar roupas.

Na Inglaterra cerca de 235 milhões de itens de roupas vão para o aterro sanitário nesta primavera-verão. São peças que poderiam ser reutilizadas ou recicladas. Diante do fato, as lojas estão seno pressionadas para lidar com a situação. A Zara e H&M estão colocando caixas para coletar itens não desejados nas lojas de rua.

A idéia é incentivar a reciclagem e reduzir a quantidade de peças que vai para o lixo. O problema é que se as empresas continuarem a impulsionar o alto nível de consumo, lançando coleções com frequência, a iniciativa é apenas um gesto simbólico.

A H&M diz que já recolheu 40.000 toneladas de vestimentas desde o começo da iniciativa em 2013 que são aproveitadas na sua instalação de reciclagem em Berlin. O que pode não pode ser reutilizado, é reduzido para ser aproveitado em panos de limpeza ou  sistema de isolamento.

A Zara começou a instalar suas caixas de reciclagem de roupas durante 2016 em lojas da Europa e pretende instalar mais caixas deste tipo em todas as suas lojas na China.

A Nike tem o programa  de Reutilize o Sapato,  Reuse-A-Shoe desde de 1990 e reaproveita sapatos para fazer o material Nike-Grind utilizado na confecção de playgrounds etc.  Outras marcas como Inditex, Mark&Spencer também se preocupam em reciclar, reaproveitar.

Por outro lado, esta nova atitude pode incentivar o consumidor a comprar sem culpa, pois tem a opção de reciclar depois. O importante é que há um novo entendimento em relação às roupas, como já aconteceu com o papel e plástico de que são recicláveis seja porque vão ser reaproveitadas nas fábricas, doadas para caridade ou para bancos texteis.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO