VAI VIAJAR DE AVIÃO? Leva a consciência ambiental



Já ouvi muitas críticas por ser ecologista e viajar de avião.  Avião polui! Sim, mas não há outra alternativa para grandes distâncias.  E vou de TAP.

Com certeza, viajar de avião é contribuir para os problemas ambientais como o aquecimento global e as mudanças climáticas. Mas em que proporção? Vamos aos fatos e aos números!

No mundo inteiro, voos produziram 781 milhões de toneladas de carbono em 2015, mas em termos globais os seres humanos produziram 36 bilhões de toneladas de carbono. UAU!  No entanto, a indústria de aviões representa apenas  2% do total das emissões de carbono.

A aviação é responsável por 12% de todas as emissões de carbono produzidas pelo setor de transporte.   O transporte rodoviário é responsável por 74% das emissões e o restante 14% por outros tipos de transporte. 

Os aviões estão sempre cheios, enquanto outros tipos de transporte gastam mais combustível e ficam vazios. 80% das emissões de CO2 produzidas por aviões são de voos com mais de 1.500 km.

70% dos aviões a jato são 80% mais eficientes desde os primeiros jatos em 1960. Os novos Airbus Airbus A380, Boeing 787, ATR-600, Embraer E2 e Bombardier Série CS usam menos de 3 litros de combustível para jato por passageiro/100 km, igualando em eficiência com os modernos carros compactos!

No mundo inteiro, a aviação contribui 3.8 vezes mais para a economia global do que outros empregos. São Aproximadamente 63 milhões de empregos  no setor de aviação e turismo, sendo que 9.9 milhões de pessoas trabalham diretamente na indústria da aviação.
Votei na TAP para a melhor companhia europeia e ela ganhou! A empresa proporciona aos passageiros a compensação ambiental voluntária das emissões de CO2 de seus voos, contribuindo com projetos de redução de emissões apoiados pela TAP.
Em 2005 , a TAP aderiu aos princípios do Pacto Global das Nações Unidas e foi a primeira companhia aérea do mundo a lançar o Programa de Compensação de Emissões de CO2, em parceria com a IATA (International Air Transport Association). A iniciativa mereceu o  Prêmio Planeta Terra 2010 da União Internacional de Ciências Geológicas, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador e o reconhecimento da UNESCO.
Desde 2005 a empresa também conta com o projeto Fuel Conservation and Emissions Reduction, Conservação de Combustível e Redução das Emissões , poupando 90 mil toneladas de dióxido de carbono. A empresa vem renovando a sua frota de aviões que já são 8% mais eficientes.
Fonte: ATAG, Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), Jornal Económico, Zarpo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO