22 MARÇO DIA DA ÁGUA - ÁGUA LIMPA SEM ÓLEO

Img Green Schools - Treviso
No Dia da Água, é bom lembrar de um problema que contribui para sério dano ao ambiente: o óleo usado que é jogado na rede de esgoto ou saneamento.

O óleo da fritura é na maioria das vezes jogado no ralo da pia, nos vasos sanitários ou no lixo orgânico comum. Todos estes meios de descarte contaminam o ambiente e poluem as águas, o solo e até o ar que respiramos.

Jogado na pia ou no vaso sanitário, o óleo passa pelos canos e fica retido em forma de gordura. Essa é a causa frenquente dos entupimentos da pia. A água também extravasa e entope na rede de esgoto e as estações de tratamento não funcionam direito. Para desentupir, usamos produtos químicos poluentes o que leva a mais poluição e gastos.

A sujeira e a falta de oxigênio

O custo do tratamento do óleo é caro e as ETEs , estações de tratamento não tratam o esgoto total e o óleo acaba chegando ao rios, mares e lagos. O óleo fica na superfície e impede a entrada da luz e oxigênio, além de matar espécies espécies aquáticas como o fitoplâncton que acredita-se ser responsevel por 98% do oxigênio da atmosfera terrestre.

1 Litro  de óleo pode poluir 1 Milhão de Litros de água.

E as doenças?

O óleo nos canos também  atrai pragas como leptospirose, ferbre tifoide, cólera, salmonelose, hepatitis esquistossomose amebiase e giardiase.

O que fazer?

A melhor opção é colocar em garrafas PET ou recipientes plásticos com tampa e fazer a coleta seletiva do óleo, colocando-o  nas garrafas PET e destinando-as à reciclagem.

Obs: deixar o óleo esfriar para colocar na garrafa PET.

Fonte: Brasil Escola. 







-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO