LENÇOS UMEDECIDOS – terríveis para o ambiente, os vilões de 2015!

Os lenços úmidos que limpam o bumbum do bebê ou mãos sujas num banheiro sem sabão podem até ser convenientes, mas fazem mal ao ambiente, aos esgotos e à saúde humana.

São 4 problemas que as toalhinhas trazem:

1- O impacto ambiental

Os lenços são descartáveis, mas não são recicláveis, nem são absorvidos pelo ambiente. A maioria contêm fibras de plástico que não são biodegradáveis. Quando chegam ao oceano, são ingeridos por criaturas do mar, como as tartarugas, que os confundem por águas-vivas e acabam por morrer. (A mesma coisa acontece com os sacos de plástico.

São chamados de Fat-bergs ou montanhas de gorduras do tamanho que descem pelas descargas dos vasos sanitários e pelos  ralos das pias,  se acumulam nos esgotos e causam bloqueios com consequências desagradáveis. 

Designados pelo jornal The Guardian, como  “vilões do ambiente”, estas toalhinhas descartáveis estão nas praias de todo o mundo. A estimativa de 2014 da Sociedade de Conservação Marinha diz que há cerca de 35 toalhinhas por quilômetro de praia na Grã-Bretanha - um aumento de 50% a partir de 2013.

2- Resultados repugnantes

Muitas pessoas escolhem jogar fora os lenços no toalete, causando entupimentos e inundações. A cidade de Nova York já gastou  US 18 milhões neste tipo de problema nos últimos 5 anos.
Na cidade de Kent, na Inglaterra, cerca de 2.000 toneladas de lenços umedecidos foram para os esgotos.

3- Produtos químicos tóxicos contidos nas toalhinhas devem ser evitados

Um relatório Mayo Clinic citou a experiência de um homem, um carteiro, que "tinha uma erupção em torno de seu ânus tão dolorosa que não podia andar por meses ...  até que  parou de usar Cottonelle, toalhetes húmidos da Kimberly-Clark, alguns dos que contêm MCI [methylchloroisothiazolinone, um produto químico preocupante. "

Lenços umedecidos contêm conservantes e fragrâncias que não devem entrar em contato com a pele humana, em especial a de lactentes e crianças pequenas.

4- A propagação de bactérias

Quando funcionários de hospital usam o mesmo pano para limpar várias superfícies, eles só conseguem espalhar as bactérias ainda mais, ao invés de eliminá-las. Usar a velha fórmula água e sabão seria uma alternativa muito melhor.

Qual a solução?

Para limpezas pessoais, é simples. Faça seus próprios lenços umedecidos de pedaços de flanela ou panos de bebê. Para umedecer o pano,  um líquido de limpeza fácil: 4 xícaras de água fervida e, 3 colheres de sopa de azeite de oliva,  de 2 colheres de sopa de sabão líquido sem química e algumas gotas de óleo essencial, se desejado. Armazenar em uma garrafa spritz no banheiro para uso conveniente.

Alternativamente, empilhe os panos em um bebê limpe mais quente, mergulhe no líquido acima, e manter perto da mesa de banheiro ou do troca fraldas.


Ou, mais simples ainda, basta usar uma barra de sabão e uma toalha regular. Como antigamente, sem danos ao ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO