Cuidando do Ambiente: POR ONDE COMEÇAR?


Esta postagem foi inspirada num encontro casual durante o FilmAmbiente, festival de filmes sobre o Ambiente que aconteceu neste final de novembro. Três pessoas numa sala de cinema para assistir um filme sobre o assunto. Eu era uma delas. No final da sessão, uma troca de comentários sobre o filme e o festival. De um lado eu, envolvida com um projeto de educação ambiental e alguém interessado em saber mais do assunto e fazer alguma coisa. A pergunta não formulada que pairava no ar era: com tantos problemas ambientais, por onde começar?


Não houve tempo para desenvolver a resposta que dou agora.
Comece por você mesmo. Comece com a sua alimentação. Escolha os alimentos ORGÂNICOS, livres de agrotóxicos, mais nutritivos e mais saborosos. Comece pelo prazer de comer bem. Sinta o docinho da beterraba, da cenoura e da abóbora. Da alface orgânica que dá para comer até sem molho de salada. Da berinjela e da abobrinha, tão saborosas. Da banana! Depois de provar a orgânica, impossível se conformar com aquela amarelo azeda do supermercado.

Prefira os alimentos orgânicos cultivados perto de onde você mora porque eles vão gastar menos combustível para chegar até você. Quem planta orgânicos, valoriza a natureza e é amigo do meio ambiente. Não usa produtos químicos porque fazem muito mal à saúde. Sabe que a terra precisa de equilíbrio e não de química. O equilíbrio vem com mudas resistentes e o composto orgânico fabricado por quem cultiva. O fazendeiro não pode usar pesticidas sintéticos, bioengenharia genética, fertilizantes à base de petróleo ou de lodo de esgoto. Não ganha certificado orgânico, se fizer isso.
Para prevenir as pragas, os fazendeiros usam a diversidade. Plantam diversos tipos de culturas e fazem um cultivo rotativo. Preocupam-se com a conservação natural dos ecossistemas e a sua biodiversidade. O cultivo orgânico reduz a poluição do ar, da água e do solo. Quem planta orgânico conserva a água e usa menos energia. Não faz mal aos pássaros e pequenos animais que podem ser afetados por pesticidas. O cultivo orgânico evita a erosão do solo e aumenta sua fertilidade. Tudo começa pela saúde do solo. Planta saudável cresce em solo saudável. Solo saudável produz alimentos livres de elementos nocivos ao organismo.

Iogurte, leite e queijo também podem ser ORGÂNICOS. Animais criados organicamente não ingerem antibióticos, hormônios ou subprodutos animais. O uso de antibióticos na produção ajuda a criar bactérias resistentes a antibióticos. E quando ficamos doentes e precisamos tomar antibióticos, há menos resposta ao tratamento. Os animais tem mais espaço para se locomover e são mais saudáveis.
ORGÂNICO vem de órgãos, elementos com funções vitais. Orgânico é vida. Não resista, converta-se aos orgânicos. Não tem contra indicação. São do BEM!
P.s. E se você achar caro, pare pensar: Quanto vale a sua saúde?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO