LIXO ELETRÔNICO – O que você faz com ele?

Carregadores dos celulares antigos, celulares que não puderam ser aproveitados, abajur quebrado, som que não vale a pena consertar e toda aquela tralha eletrônica que contém componentes tóxicos : o que fazer?

Eu já levei 2 carregadores para um ponto de coleta de reciclagem, junto com umas pilhas. Ainda tenho muita coisa para reciclar: máquinas fotográficas antigas, um som que não tem mais peças de reposição, torre HD do computador, mais carregadores...

Quando jogados fora de qualquer maneira ou abandonados em lixões, os componentes tóxicos do lixo eletrônico contaminam o solo e a água e provocam danos à saúde.

O lixo eletrônico aumenta em todo mundo porque cada vez usamos mais computadores, tvs, stereos, impressoras, etc. Vários elementos do lixo tóxico eletrônico são valiosos e podem ser reaproveitados.

No Brasil já existem empresas que reciclam as placas de memórias e os processadores por meio da logística reversa. Este processo retira dos produtos rejeitados substâncias poluentes como manganês, zinco e cloreto de amônia que vão servir para a fabricação de novos produtos.


Além de evitar a contaminação do meio ambiente pelos poluentes, a reciclagem do lixo eletrônico evita a agressão ao meio ambiente com atividades de exploração das substâncias poluentes para fabricação dos produtos.


São 3 passos para se organizar e se livrar do lixo eletrônico e de outros lixos :


1- Fazer uma lista do que você tem em casa, no escritório, na sua empresa etc e determinar se você precisa do que está guardado. Se você não precisa, selecione para jogar no lugar certo.


2- Divida o seu “lixo” (material de negócios para outras pessoas) e separe num canto tudo o que possa ligar numa tomada. Micro-ondas, torradeiras, luminárias e televisões a plasma, tudo isso é considerado lixo eletrônico ou e-waste (eletronic waste).


3- Acesse os sites na internet que recebem o lixo eletrônico e outros tipos de lixo para reciclar e leve toda a tralha no lugar mais próximo a você.



Dois endereços para conferir:

E-lixo Maps

E-Cycle

Se você quer fazer ainda mais, escolha adquirir os produtos das empresas "Eletrônicas Mais Verdes", Greener Electronics, divulgadas pelo Greenpeace.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO