LIXO ELETRÔNICO – O que você faz com ele?

Carregadores dos celulares antigos, celulares que não puderam ser aproveitados, abajur quebrado, som que não vale a pena consertar e toda aquela tralha eletrônica que contém componentes tóxicos : o que fazer?
No Brasil já existem empresas que reciclam as placas de memórias e os processadores por meio da logística reversa. Este processo retira dos produtos rejeitados substâncias poluentes como manganês, zinco e cloreto de amônia que vão servir para a fabricação de novos produtos.
Além de evitar a contaminação do meio ambiente pelos poluentes, a reciclagem do lixo eletrônico evita a agressão ao meio ambiente com atividades de exploração das substâncias poluentes para fabricação dos produtos.
1- Fazer uma lista do que você tem em casa, no escritório, na sua empresa etc e determinar se você precisa do que está guardado. Se você não precisa, selecione para jogar no lugar certo.
2- Divida o seu “lixo” (material de negócios para outras pessoas) e separe num canto tudo o que possa ligar numa tomada. Micro-ondas, torradeiras, luminárias e televisões a plasma, tudo isso é considerado lixo eletrônico ou e-waste (eletronic waste).
3- Acesse os sites na internet que recebem o lixo eletrônico e outros tipos de lixo para reciclar e leve toda a tralha no lugar mais próximo a você.
Dois endereços para conferir:
Se você quer fazer ainda mais, escolha adquirir os produtos das empresas "Eletrônicas Mais Verdes", Greener Electronics, divulgadas pelo Greenpeace.
Comentários