Slow Food: O Prazer da Boa Alimentação

Slow Food é a resposta dos defensores da boa alimentação e da natureza ao conhecido movimento do Fast Food. O movimento sem fins lucrativos nasceu na Itália em 1986, mas o maior número de integrantes (8 mil) está na Alemanha.
Comida Lenta (na tradução literal) é uma reação à tendência moderna da Comida Rápida (Fast Food) que é tão prejudicial à saúde quanto ao meio-ambiente. Existem cerca de 100.00 associados no Slow Food e a idéia nasceu com o jornalista italiano Carlo Petrini.

O Slow Food entende que a comida deve ser ingerida de forma prazerosa e que a produção dos alimentos deve acontecer em harmonia com a natureza e de forma a se obter um preço justo para os produtores. Devemos ser curiosos e exigentes a respeito da procedência dos alimentos e aproveitar a deliciosa experiência do convívio de uma boa refeição.

Comer rapidamente, do mais barato e sem saber de onde vem o que comemos é arriscar a nossa saúde. Comer devagar é uma recomendação conhecida dos nutricionistas para facilitar a digestão e contribui para não engordar.

O Slow Food também protege os alimentos que tenderiam a desaparecer, preservando a biodiversidade e o sabor que vem destes alimentos, como o coquinho da palmeira Jussara. Uma das vantagens desta espécie seria a quantidade de anti-oxidantes que possui, 3 vezes mais do que o açaí.

O movimento promove ainda o convívium, que em latim significa “entretenimento , banquete”. São reuniões que valorizam a aproximação do produtor da comida com quem faz a comida.
Existe algo melhor do que isso?

Assista ao Vídeo das Cidades e Soluções:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM974852-7823-SLOW+FOOD+UMA+NOVA+PROPOSTA+DE+ALIMENTACAO,00.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO