Carbono zero ou Carbono neutro?


O tema ambiental colocou na mídia um novo jargão que faz o mais sofisticado intelectual sentir-se deslocado e incapaz de acompanhar a conversa da atualidade. Na verdade, não faz muito tempo que o assunto ganhou as telas dos cinemas com o famoso longa do Al-Gore.

A nova terminologia vai se construindo no rastro da pesquisa científica e das descobertas tecno-ecológicas (aí já vai uma!). Carbono zero e carbono neutro são termos ainda desconhecidos do público em geral. Carbono zero quer dizer ausência de emissões de dióxido de carbono para produzir energia. Uma casa “carbono zero” não utiliza eletricidade, gás, querosone ou qualquer combustível fóssil para funcionar. Também não poderia ter uma lareira alimentada com lenha, pois a queima da madeira libera o gás carbônico, conhecido como CO2.

Se uma casa é considerada “carbono neutro” significa que ela pode usar algum tipo de combustível fóssil, mas possui um sistema de compensação para as emissões de carbono. Algumas cidades na Alemanha, por exemplo, ainda usam o gás para cozinhar, mas já possuem um sistema de energia eólica que compensa as emissões nocivas ao meio-ambiente.

Algumas situações podem trazer confusão. Uma casa pode ainda se dizer carbono neutro, mesmo se usar a lenha para o churrasco. Isto é possível porque a quantidade de CO2 que está sendo liberada com a queima já foi compensada com o período de crescimento da árvore. O total de CO2 na atmosfera depois da queima da madeira é o mesmo de antes da árvore ser plantada. A árvore cortada terá que ser então replantada. Caso contrário, o processo não poderá ser considerado “carbono neutro”.

Elizabeth A. Ramos

Imagem: EcoProject

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICO e como afetam a nossa saúde

DESODORANTE CASEIRO com leite de magnésia

LIMPEZA SEM QUÍMICA, SEM TÓXICOS E MENOS LIXO